Apresentação

topo ensinomedio

Reunimos, nesse espaço virtual, textos, links, vídeos e outros materiais, frutos de pesquisas e construções realizadas pelo GT de Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar um debate fecundo sobre os desafios do ensino médio e possibilidades de superação, considerando a missão Marista, os cenários e desafios educacionais contemporâneos, as realidades dos sujeitos, os marcos referenciais legais e as políticas públicas que orientam esse segmento, visando o fortalecimento de uma formação qualificada e transformadora.

O reconhecimento das características que particularizam a escola de Ensino Médio na atualidade implica considerar, no caso do Brasil, a trajetória histórica e a busca pela construção da identidade desse nível de ensino no país. Tal situação tem feito com que esse nível de ensino se constitua, ao longo do tempo, no problema nevrálgico das reformas de ensino no país.

De fato, no Brasil, o Ensino Médio tem se caracterizado como um nível de ensino com identidade pouco definida, oscilando ora para um caráter mais propedêutico – preparando os estudantes para o nível superior –, ora profissionalizante.

No contexto das escolas maristas de ensino médio, a educação praticada busca promover uma formação humana-cristã aliada à excelência acadêmica, científica e tecnológica. Isso implica formar para superar os diferentes obstáculos que uma sociedade dinâmica, em permanente transformação, apresenta, tanto para garantir ingresso na educação superior almejada, como igualmente para uma participação significativa e solidária na vida social e produtiva.

Para tanto, considera-se essencial o desenvolvimento de práticas curriculares nas escolas maristas de Ensino Médio que estejam alicerçadas na compreensão de que os adolescentes e os jovens formam grupos bastante heterogêneos, com interesses e aspirações nem sempre convergentes e que têm se reconfigurado, consideravelmente, nos últimos tempos, em decorrência das muitas transformações sociais.

Que São Marcelino Champagnat e a boa Mãe estejam conosco e alimentem nosso sonho de oferecer aos adolescentes e jovens múltiplas possibilidades para o exercício pleno da cidadania e para o desenvolvimento de uma educação integral e integrada aos diferentes contextos em que estamos inseridos.

Desejamos uma boa navegação e estimamos que novos frutos e aprendizagens sejam suscitados nas práticas desenvolvidas em nossas escolas maristas de ensino médio!

GT Ensino Médio e Comissão de Educação Básica da União Marista do Brasil