Artigos

LOPES, Alice Casimiro; LOPEZ, Silvia Braña. A performatividade nas políticas de currículo: o caso do ENEM. Educ. rev., Belo Horizonte,  v. 26, n. 1, p. 89-110, abr.  2010 .

KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino médio no Plano Nacional de Educação 2011-2020: superando a década perdida?. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, set.  2010.

LÖBLER, M. L.; VISENTINI, M. S.; K. B. CORSO; DAS SANTOS, D. L. Acesso e uso da Tecnologia da Informação em escolas públicas e privadas de ensino médio: o impacto nos resultados do ENEM. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, n.º 5 (2) 67-84. Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão, TEP/TCE/CTC/PROPP/UFF, 2010.

ZOGHBI, A. C. P.; OLIVA, B. T.; MORICONI, G. M. Aumentando a eficácia e a eficiência da avaliação do ensino superior: a relação entre o Enem e o Enade. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 21, n. 45, 45-66, jan./abr. 2010.

GOMES, C. M. A.; BORGES, O. O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 20, n. 42, p. 73-88, jan./abr. 2009.

FERRETTI, Celso J.; ZIBAS, Dagmar M. L.; TARTUCE, Gisela Lobo B. P.. Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do ensino médio. Cad. Pesqui.,  São Paulo ,  v. 34, n. 122, p. 411-423, Aug.  2004.

MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro ,  v. 17, n. 49, p. 39-58, Apr.  2012 .

KUENZER, Acacia Zeneida. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 21, n. 70, p. 15-39, abr.  2000 .

RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o Ensino Médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educ. Soc.,  Campinas ,  v. 32, n. 116, p. 771-788, set.  2011 .

 PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.;  GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O. R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico.  Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, Nº 2, 299-309, 2007.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Àvila; BAZZO, Walter Antonio. Refletindo acerca da ciência, tecnologia e sociedade: enfocando o ensino médio. Revista Iberoamericana de Educación. N.º 44. (2007), p. 147-165.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciênc. educ. (Bauru),  Bauru ,  v. 13, n. 1, p. 71-84, abr.  2007.

KLEIN, Ruben; FONTANIVE, Nilma. Uma nova maneira de avaliar as competências escritoras na redação do ENEM. Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 17, n. 65, p. 585-598, Dec.  2009.

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Doze motivos favoráveis à adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).Ensaio: aval.pol.públ.Educ.,  Rio de Janeiro ,  v. 19, n. 70, p. 107-125, Mar.  2011 .