Ensino Médio

APRESENTAÇÃO

 

CAPÍTULO 1O ethos MARISTA

1.1 Ethos Marista: as dimensões da educação evangelizadora e a perspectiva dos direitos

1.2 Ethos Marista e os desafios no espaçotempo da escola

1.3 Ethos como consciência viva de uma comunidade

CAPÍTULO 2 – CONHECIMENTO E FORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

2.1 Exigências formativas da contemporaneidade

2.1.1 Juventudes e seus contextos

2.1.2 Projeto de vida e escolha profissional

2.1.3 Inclusão e responsabilidade social

CAPÍTULO 3 – Plano Nacional de Educação/PNE (2014-2024): PROPOSTAS E DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO

3.1 Perspectivas legais do Ensino Médio

3.2 Metas e estratégias para o Ensino Médio no PNE 2014-2024

3.3 Metas associadas à gestão da escola e ao currículo do Ensino Médio

CAPÍTULO 4 – POLÍTICAS DEFINIDAS PARA O ENSINO MÉDIO

4.1 Conceitos preliminares acerca de políticas públicas, políticas sociais e políticas

4.2 As avaliações externas na agenda das políticas públicas de educação

4.3 Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB

4.4 Índice de desenvolvimento da Educação Básica – IDEB

4.5 Programa Internacional de Avaliação de Alunos – PISA

4.6 Exame Nacional de Ensino Médio

4.6.1 A gestão pedagógica dos resultados do ENEM

CAPÍTULO 5 – A tessitura curricular horizonte das escolas de Ensino MÉDIO MARISTA

5.1 A centralidade do papel mediador do educador na relação do estudante com o conhecimento educacionais 

5.2 Possibilidades Metodológicas

5.2.1 Situação-problema e interdisciplinaridade como ferramentas metodológicas

5.2.2 Áreas de Conhecimento

5.2.3 Redistribuição do tempo escolar entre os componentes

5.2.4 Utilização didática das tecnologias digitais na sala de aula: transformando o jeito de aprender

Considerações Provisórias

Referências

Apêndice